Em Busca do Ouro

Posted: 16 de ago. de 2009


Há muito tempo que não falo sobre filmes por aqui! Disse, inclusive, que cometaria sobre alguns filmes e acabei me esquecendo. Pois bem. Como hoje é domingo, e tempo é o que eu mais tempo, farei todos os posts que faltavam.
O primeiro, sobre filmes. Mais precisamente Em Busca do Ouro, de Charles Chaplin. O texto a seguir foi tirado de Webcine.

Sinopse: Um pobre vagabundo, seguindo os rastros de outros tantos, segue em busca do ouro no Alasca. No meio de uma tempestade de neve, ele consegue encontrar uma cabana, mas lá tem que disputar espaço com outro homem, um bandido. Jim McKay, outro que está em busca do ouro, surge e acaba salvando a vida do vagabundo, e os dois tornam-se amigos.
Jim e Charlie fazem um acordo e o amigo parte em busca do ouro. Enquanto isso o vagabundo conhece Georgia, por quem se interessa, embora ela lhe rejeite: ela é, a princípio, apaixonada por um homem grosseiro, que frequenta o Café, onde ela trabalha.
Destaque para a seqüência em que ela promete ir no Reveillon e ele prepara uma ceia, e enquanto a aguarda, acaba dormindo e acontece a famosa dança dos pãezinhos.
Outro destaque é a cena em que os dois comem as botas, preparadas por Chaplin como se fosse um grande banquete, e também a ilusão de Jim, que corre atrás de Charlie, pensando que ele é um frango.
Ao final, Jim descobre uma mina de ouro, e os dois terminam ricos. Um dos poucos finais felizes do vagabundo.


O que é legal nesse filme? Bom, primeiro que é um clássico, e tem lá seu toque mágico. Depois, eu fico encantada com o fato de que o filme te prende durante mais de uma hora, sem sons. Deve ser bem complicado. A história, como sempre, bem levinha. Divertida e simples, sem o ar infantil comum de histórias com tais características. Além do mais, filmes antigos não contam com o modelinho americano desprovido de conteudo. Emfim, uma arte para poucos.
Não se assuntem com a paixão com que falo de Chaplin. Acontece que trata-se de um ídolo. Considero ele um dos melhores (talvez o melhor, mas não gosto de classificações tão precisas).
É, acho que é isso aí....
Assistam!

0 opiniões legais: